Hiroshima, 24 de novembro de 2018


Pergunta: Tenho diabetes, mas estou praticando as orientações de Kyoshu-Sama referentes a purificação. É possível solucionarmos a doença, a pobreza e o conflito por meio do Johrei e da entrega a Deus?

Resposta de Kyoshu-Sama: É preciso saber discernir que fazemos parte de um mundo que já existia antes do surgimento de fenômenos que se manifestam por meio da doença, da pobreza e do conflito. Meishu-Sama diz: o mundo isento da doença, da pobreza e do conflito. Viemos deste mundo, o local ao qual nos referimos como “Paraíso”! Este mundo existe no interior de cada um de nós. Portanto, penso que é importante reconhecermos que viemos de um mundo onde não existe doença, pobreza e conflito, aceitando que esse mundo existe dentro de nós.

Entre os salmos de Meishu-Sama, encontramos um que diz: O tão almejado Paraíso celestial está prestes a ser concretizado no mudo em que vivemos. Este salmo diz que o Paraíso, tão almejado pela humanidade, está prestes a ser concretizado sobre a superfície terrestre, local onde vivemos. Isso, para nós, acaba sempre sendo visto como um anseio pelo Paraíso, mas, como realmente viemos desse Paraíso celestial, ao lermos este salmo, primeiro temos que reconhecer que partimos do Paraíso, que viemos à Terra, saindo do mundo onde não há doença, pobreza e conflito. Eis o sentido de ele “ser concretizado.”

Na prática, é óbvio que será Deus quem o construirá. Estamos sendo utilizados por Ele para essa finalidade. Dessa forma, para sermos utilizados nessa Obra, primeiramente, devemos reconhecer que somos existências que vieram desse local.

Meishu-Sama sempre diz que, primeiro, devemos regressar ao Paraíso e nos tornarmos entes paradisíacos. Isto significa que o Paraíso se encontra no nosso interior e, por isso, temos que primeiro reconhecer isso e relatar o nosso reconhecimento a Deus.

Dessa forma, como tudo segue a lei de precedência do espírito sobre a matéria, o mundo harmonioso, isento de doença, pobreza e conflito, será projetado na superfície terrestre e, gradativamente, a Terra se tornará um local repleto de harmonia. Mas, isto é muito difícil se pensarmos que só seja possível aqui na Terra. [...]

Em 5 de junho de 1954, depois de ter desmaiado com sintomas de um derrame cerebral, Meishu-Sama reuniu os ministros dirigentes e anunciou o “nascimento de um Messias” e o “nascer de novo”. Nas palavras de Meishu-Sama proferidas naquele dia, ele disse: Não são apenas palavras, pois trata-se de um fato. Meishu-Sama se referiu a esse acontecimento dizendo ser um fato. Ele também disse: “Com relação a esse acontecimento recente, não se trata apenas de um milagre único. Ocorreram inúmeros milagres que são superiores a qualquer outro.”

Acerca de se tratar de um milagre superior a qualquer outro, muitas vezes usamos o termo “bênçãos divinas” para nos referirmos a um milagre. Portanto, Meishu-Sama está querendo nos mostrar o que vem a ser a verdadeira bênção e, por fim, o que são as verdadeiras bênçãos divinas.

Anteriormente, ele nos transmitiu, de uma maneira fácil de ser compreendida, que há muitas formas para se curar uma doença. No entanto, Meishu-Sama veio a falecer no ano seguinte, sem ter se recuperado totalmente dos sintomas do derrame cerebral. Do ponto de vista médico, não era uma situação em que ocorre o surgimento de um milagre. Mas, mesmo sem a cura total do derrame cerebral, Meishu-Sama afirmou que houve milagres superiores a qualquer outro. Penso ser necessário que cada um de nós reflita sobre como devemos aceitar o sentimento de Meishu-Sama ao transmitir-nos essas palavras no dia 5 de junho de 1954.

Deve ser muito difícil para você ter diabetes, mas todos nós fomos contemplados com um corpo totalmente equilibrado, o corpo espiritual que existe em nosso interior. Ele é o corpo de Deus. Por esse motivo, na realidade, estamos em um processo contínuo e gradativo de crescimento espiritual. Estamos crescendo, gradativamente, para que possamos nascer de novo! Utilizamos o termo “pré-natal” recebemos nutrientes e evoluímos enquanto estamos no útero para sermos capazes de vir ao mundo. Da mesma forma, estamos sendo formados, neste exato instante, dentro da “barriga” de Deus. Portanto, ainda estamos ligados ao cordão umbilical. Quando Deus disser Ah, agora sim você percebeu!, isso é o sinal de que chegou o momento de nos tornarmos independentes como filhos de Deus. Eis o que vem a ser “tornar-se filho de Deus” e, ao conseguir perceber isso, passaremos a nos comunicar com Ele. Por esse motivo, embora eu saiba que deve ser muito difícil para você ter diabetes, acredito que inúmeras doenças, a começar pela diabetes, são necessárias para essa finalidade.



Matsuyama, 23 de novembro de 2018


Pergunta: O que Kyoshu-Sama deu mais importância ao educar seus filhos?

Resposta de Kyoshu-Sama: A senhora quer mesmo saber como eu eduquei meus filhos? (risos)

Nunca tive essa consciência de “educar” filhos. Esforcei-me em somente corresponder com cada situação. Procurei fazer o que achei ser necessário, auxiliei-os e ajudei-os. Sinto que, conforme eles cresciam, parei de dizer o que eles deviam fazer. Creio que, na medida do possível, dei liberdade para eles fazerem o que queriam fazer. Ao ficar dando ordens, uma após a outra, a criança acaba perdendo o senso de assumir responsabilidades, não é verdade? Pensava que eles também tinham que se responsabilizar pelos próprios atos. Evitei o surgimento de situações como: Eu queria ter feito isso ou aquilo, mas meus pais não deixaram. Com o passar do tempo, passei a pensar que eles deveriam experimentar suas próprias decepções e sucessos.

No entanto, isso é relevante, mas, por fim, ao refletirmos a partir do que Meishu-Sama nos ensina, todos os seres humanos, sejam eles nossos filhos ou pessoas já adultas, estão sendo criados e educados por Deus para se tornarem Seus filhos. Hoje, estamos vivendo um momento do “pré-natal”, antes de nascermos de novo. Todos os seres humanos estão sujeitos a isso. Exemplificando, ainda estamos ligados ao cordão umbilical que nos comunica a Deus. Ainda estamos sendo, incansavelmente, criados e educados por Ele, até que consigamos perceber a existência do verdadeiro Pai. Deus espera ansiosamente que percebamos isso.

Por esse motivo, as situações que nos são proporcionadas foram preparadas para que todos nós, até mesmo crianças, possamos nos tornar filhos de Deus. É por causa disso que Deus preparou tudo o que existe. Portanto, seu marido, seu filho e tudo mais ao seu redor também foram preparados por serem necessários ao cumprimento desse objetivo.

Seu filho também é um importante filho de Deus, pois foi preparado para que a senhora possa renascer. É muito bom saber que há momentos em que somos criados e educados com nossos filhos.



Uwajima, 22 de novembro de 2018


Pergunta: Sou cuidador de idosos e em várias ocasiões presencio o momento da morte dessas pessoas. Com que sonen eu devo cuidar de pessoas que estão prestes a retornar para o Mundo Espiritual?

Resposta de Kyoshu-Sama: Tudo lhe foi preparado, não é verdade? Instalações hospitalares, pessoas com quem temos desavenças e aquelas com quem nos damos bem. Tudo! Deus determinou que fará com que nos tornemos Seus filhos e usa todo o ambiente ao nosso redor para nos criar e nos educar.

Portanto, penso que o ideal é reconhecermos que tudo existe como sendo algo importante para que nos tornemos filhos de Deus e, ao ter contato com as pessoas que a senhora cuida, fazer isso com o seguinte pensamento: Regressarei ao Paraíso junto a pessoa que estou cuidando e com todas as pessoas com quem me relaciono.



Gifu, 21 de outubro de 2018


Pergunta: Considerávamos que nossos antepassados já estão mortos e que acreditávamos na reencarnação. Essa visão mudou graças à s orientações de Kyoshu-Sama, mas tenho dificuldade de explicar isso para os membros quando sou questionado por eles...

Resposta de Kyoshu-Sama: Meishu-Sama sofreu um derrame cerebral em 19 de abril de 1954 e, por esse motivo, não existem muitos registros do que ele disse desde então. No entanto, o que Meishu-Sama disse depois disso foi: Não se trata de uma reencarnação. É nascer de novo. Essas podem ser consideradas as últimas palavras que Meishu-Sama nos legou em seus últimos meses de vida. A questão é: como aceitá-las?

Cada um de nós já foi contemplado com uma vida nova, junto a Meishu-Sama! Assim como ele disse que se sentiu surpreso, na verdade, temos que sentir uma surpresa maior que a de Meishu-Sama. Isto porque cada um de nós recebeu de Deus a vida eterna, algo importantíssimo que não somos capazes de transferir para outra pessoa. Por conseguinte, não temos o que debater a respeito da reencarnação.

Tenho repetido isso várias vezes, mas quem disse não se trata de reencarnação foi Meishu-Sama. Não são palavras minhas. Conforme eu disse há pouco, em 5 de junho de 1954, Meishu-Sama afirmou: Da minha parte, tornei-me muito mais jovem. Fala-se sobre o nascimento do Messias, não é? Pois bem, um Messias nasceu! Não são somente palavras, pois trata-se de um fato. Eu também fiquei surpreso. Isso não é o reencarnar. Trata-se de nascer de novo! (...) Com relação a esse acontecimento recente, não se trata apenas de um milagre único. Ocorreram inúmeros milagres que são superiores a qualquer outro.

Eis o porquê de eu, um seguidor de Meishu-Sama, acreditar nas suas palavras: Isso não é o reencarnar. Trata-se de nascer de novo!. É somente isso.

Pergunta: Ao fazer difusão, tenho me empenhado em transmitir que devemos nascer de novo como Messias, mas acabo dizendo à s pessoas que a enfermidade será aliviada e ofereço-lhes Johrei. Qual seria a melhor forma ou expressão que devemos utilizar para essa divulgação?

Resposta de Kyoshu-Sama: Na Igreja Izunome, foi publicado o panfleto “Deus é Luz”, justamente para facilitar a forma de transmitir às pessoas. Mesmo que não saiba explicar, basta entregar e dizer que é nisso que nós acreditamos. Penso que essa seja a melhor maneira. Com relação a dizer que a enfermidade será aliviada, oferecendo assim Johrei para outra pessoa, nos cultos, tenho falado a respeito do nosso sonen ao ministrar Johrei e peço para que consulte o seu ministro responsável a esse respeito.

O que devemos refletir ao levantarmos a mão para ministrar Johrei é: Estamos levantando a nossa própria mão? Esse ato é a representação de Deus, envolvendo tudo em Suas mãos, perdoando e salvando tudo que existe e nos chamando de volta para nossa origem. Deus está sempre com a sua mão estendida para nós. Penso que na mão que ministra o Johrei está contido o sentimento de Deus em querer perdoar e acolher no Reino dos Céus todos aqueles que O ignoraram, que O esqueceram e os que pensavam que tinham se afastado Dele. Meishu-Sama nos legou essa maravilhosa Obra do Johrei, não limitando a sua prática somente para si mesmo, mas proporcionando que todos os membros também pudessem realizá-la. Isto é algo extraordinário! Ele está nos dizendo: Quero que todos tenham o mesmo pensamento que eu.

Realmente, nos primórdios da nossa religião, surgiram inúmeros milagres com o Johrei, os quais comprovam a existência de Deus. Isso fez com que aumentasse o número de membros. Contudo, penso que o verdadeiro significado que existe dentro de Meishu-Sama vem a ser o que eu disse agora. Como Meishu-Sama nos ensina, os milagres existem para comprovar a existência de Deus; temos que nos empenhar para não nos esquecermos disso.

Portanto, falamos sobre o Johrei de forma displicente, mas, na verdade, creio que “Johrei” não é um termo que deve ser utilizado dessa maneira. Isto porque, como disse há pouco, a mão que ministra o Johrei é a mão de Deus. Na sociedade, existem inúmeras formas de transmissão de energia com fins terapêuticos. Não se referir ao Johrei de forma displicente é evitar dizer que ele faz bem para o corpo. O Johrei não se assemelha à energia terapêutica. Por conseguinte, penso que devemos objetivar seriamente o verdadeiro significado do Johrei.



Nakatsugawa, 23 de setembro de 2018


Pergunta: Sinto-me preocupada com o futuro da nossa religião. Surge em mim o sentimento de julgamento às pessoas que apoiam a direção do Sr. Kobayashi dentro da purificação que vivemos atualmente.

Resposta de Kyoshu-Sama: A Igreja não pertence a ninguém. Ela é um pertence de Deus e de Meishu-Sama. Penso que eles estão atuando para que seja criada a melhor situação para que possam atuar, e nada mais. Isto porque tudo é determinado por Deus. Por sermos levados a considerar apenas os fenômenos visíveis, vemos tudo como uma oposição ou destruição. No entanto, Deus é o senhor da Criação e, por isso, ele está constantemente criando algo novo. Sentimos que a purificação é um processo destruidor, mas na verdade trata-se de uma obra de Criação. Assim sendo, Ele está sempre criando algo novo.

Quando sentimos que o sentimento de julgamento veio à tona, é porque Deus quer que percebamos isso; Ele quer que percebamos que Eu perdoei essa situação e já a recebi de volta. Existem muitos fatores dentro dos seres humanos. Tudo isso se faz presente dentro do DNA de toda humanidade. Portanto, é impossível fazer com que o sentimento de julgamento não venha à tona (risos). Até conseguimos nos controlar, mas é só alguém tocar no assunto que ... (risos). Naturalmente, Deus reconhece o nosso esforço, mas Ele deseja que percebamos esses fatores impossíveis. É como se Deus estivesse dizendo: quero que recebam o perdão!, quando não temos mais o que fazer. Penso que Ele está nos dizendo: Quero que você regresse até Mim ao receber o perdão que existe no nome Messias. Não se trata de algo individual! Tudo o que está desarmonioso na humanidade, existe dentro de você! Fiz com que fosse assim para que Eu possa receber tudo de volta através de você!. E, é dessa forma que somos utilizados por Deus. O sentimento de julgar alguém também está sendo utilizado por Deus na obra de salvação.



Nagano, 22 de setembro de 2018


Pergunta: Devido a uma doença, minha irmã mais velha praticamente não enxerga mais e, por causa disso, não sai mais de casa. Também tenho orado por ela, mas seu estado não melhora.

Resposta de Kyoshu-Sama: Deus quer que a senhora assuma, a qualquer custo, esse papel e, para isso, está utilizando sua irmã. Deus quer perdoar e salvar todos os seres humanos. Por isso, sua irmã tem que cumprir tal papel a qualquer custo. É como se Ele estivesse dizendo: Só você é capaz de desempenhar esse papel! Você aceita? Além dos olhos que observam o mundo, recebemos de Deus olhos, corpo e boca espirituais. Recebemos de Deus nossos olhos, ouvidos e boca. Nossos olhos, na verdade, existem para venerarmos Deus. Nossos ouvidos, para escutarmos a voz de Deus. Nós recebemos esse dom. Na sociedade, existem pessoas com deficiência visual ou auditiva, não é verdade? E, como seria triste saber que essas pessoas não teriam salvação. Por conseguinte, penso que Deus está lhe dizendo que, além dos olhos físicos que me veem, a senhora também possui olhos espirituais que veneram Deus e ouvidos que O ouvem.

É possível que, aparentemente, não haja mudanças, mas certamente estamos crescendo interiormente. Deus está fazendo com que possamos ser acolhidos como filhos Seus, para que sejamos capazes de saborear a verdadeira alegria. Interiormente, estamos passando por um intenso processo de crescimento para nascermos de novo como verdadeiros filhos de Deus. Possivelmente, a senhora não consiga perceber isso, mas espero que procure pensar dessa maneira.

Pergunta: Por muitos anos, detestava o que era falado ou feito pela minha sogra. Tenho entregado isso, mas sofro muito porque é difícil reconhecer que isso é a minha própria postura e, muitas vezes, não conseguia entregar a Deus por causa da raiva que sentia. Peço para que me ensine o que fazer nesses momentos.

Resposta de Kyoshu-Sama: Nós não conhecemos Deus completamente. Sentimos que somos superiores aos outros e comparamos pessoas, determinando o que é bom ou ruim. Deus utiliza essas situações para nos salvar, para salvar toda a humanidade.

O fato de sentirmos algo, significa que Deus está vindo até cada um de nós para dizer: Entregue-se a mim através desse sentimento; entrega-me a sua própria existência, para que você possa ser perdoado e salvo!. Mas, isso não é uma obrigação. Na verdade, antes de nos entregarmos a Deus, temos que entender que Meishu-Sama já está entregando tudo a Ele no nosso interior. Se formos capazes de perceber, por menor que seja essa sensação, sentir que Meishu-Sama está atuando dessa maneira, seremos capazes de pensar: Eu também quero aprender com Meishu-Sama e entregar tudo nas mãos de Deus!. Isso parece ser algo insignificante, mas não é uma questão relacionada somente conosco, pois é algo que envolve a salvação de toda a humanidade.



Osaka, 19 de agosto de 2018


Pergunta: Sofro com a formação dos meus descendentes como herdeiros da fé. O que devo fazer para formá-los dentro dessa nova etapa?

Resposta de Kyoshu-Sama: Foi Deus quem preparou a fé que herdamos de nossos pais, não é verdade? Portanto, a fé não existe em prol dos seres humanos, mas sim em prol Dele.

Certamente, existe um propósito da Criação de Deus com relação ao fato Dele nos ter preparado a fé. A própria fé em si é esse mesmo objetivo da Criação de Deus, pois ela nos foi preparada por Ele. Tudo o que Deus preparou foi criado para que possamos cumprir com o objetivo da Criação.

Creio que o encaminhamento, ou seja, a pessoa receber ou não o Ohikari, é algo que ocorre conforme a conveniência de Deus. É natural e bom que tenhamos esse desejo (de encaminhar alguém), mas antes de desejarmos isso, cada um de nós deve abrir o próprio coração para Deus e cultivar a semente da fé que Ele plantou dentro de nós. Assim sendo, sinto que Deus está atuando para que voltemos nosso coração para Ele, aproximando e unindo nossos pensamentos com os Seus. Penso que o melhor é acreditarmos em Deus e desejarmos evoluir cada vez mais a nossa fé.



Osaka, 18 de agosto de 2018


Pergunta: A Igreja Izunome está fechando igrejas e Johrei Centers. Nós já estamos procurando novos locais para abrir unidades. Como devemos pensar a respeito de como deve ser o local mais propício para ser a unidade que receberá Deus?

Resposta de Kyoshu-Sama: Uma unidade consiste numa igreja ou Johrei Center e, em grande escala, no Templo Messiânico do Solo Sagrado, não é verdade? Contudo, tudo isso é a nossa própria existência. Unidades, como igrejas ou Johrei Centers, são um reflexo de nós mesmos (...).

Em suma, é o local onde muitas pessoas são recebidas. O local onde recebemos pessoas, as conduzimos até o altar e, depois, escutamos seus vários relatos, não é verdade?

Entretanto, elas (as unidades) não são um reflexo de nós mesmos? Na verdade, creio que cada um de nós é uma igreja, uma unidade! No Paraíso, local da nossa origem e o mundo que antecedeu a Criação, Deus nos disse: Utilizarei cada um de vocês como uma igreja (a casa do Senhor).

Penso ser necessário, primeiramente, que cada um de nós reconheça claramente que somos uma unidade ambulante, uma igreja ambulante, que Meishu-Sama está no nosso centro, que o Messias está no centro de Meishu-Sama e que Deus está no centro do Messias.